Carta para os estudantes

Meu nome é Bárbarah Helen dos Santos, tenho 21 anos, sou estudante do oitavo período de Engenharia no UGB-FERP/VR, trabalho como professora, e tento a vida produzindo conteúdo na internet. Agora que você já me conhece, vou te contar como minha trajetória na engenharia tem sido única e particular, de uma forma diferente do que eu havia imaginado, porém linda. Apesar de sabermos que a engenharia nacional tem passado por desmontes, ainda vejo esperança, é, e sempre foi, o meu sonho atuar na minha área de formação logo após a conclusão da faculdade, entretanto nos dias atuais a engenharia tem passado por dificuldades, várias empresas fechando, o que reduz ainda mais a chance de nós, futuros engenheiros, conquistarmos uma vaga na nossa área, outra dificuldade que não pode ser ignorada é a desvalorização da mulher engenheira e capacitada na construção civil. Diversas empresas optam por contratar homens até mesmo abaixo da qualificação, ao invés de uma mulher mais capacitada, é hipocrisia fingir que isso não acontece até os dias de hoje no mundo.

Mesmo sabendo que a engenharia seria algo desafiador, nem de longe eu imaginaria passar por uma pandemia causada por um vírus mortal no meio da minha faculdade, não serei hipócrita de dizer que isso não atrapalhou, mas sem dúvidas é uma história de superação para contar. Na faculdade, aprendi a superar os limites causados pela distância, fiz amigos que vou levar para o resto da vida, aprendi a trabalhar em equipe, mesmo nos momentos mais difíceis e, com isso, posso dizer que minha trajetória na engenharia não foi comum, foi extraordinária e de forma alguma eu me arrependo de ter entrado na universidade. Muito da minha personalidade foi moldada na engenharia, é um longo caminho mas, sem dúvidas um dos melhores que já percorri.

A mensagem que deixo ao estudante de engenharia é que não desanime, viva cada momento na faculdade, porque como toda a fase, isso vai passar e, sem dúvidas, a saudade vai ficar. Se você está lendo essa carta saiba que torço por você, espero que a faculdade seja tão extraordinária para você quanto está sendo pra mim.

Bárbarah Helen dos Santos

Egressa do curso de Engenharia

@eibaby_helens